quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Aula sobre ciência

O senso comum e o bom senso
O senso comum é o conhecimento de todos nós;
Bom senso é o conhecimento cientifico ou uma forma de reflexão filosófica.

Ciência e filosofia
A palavra ciência vem do latim scientia , que significa “sabedoria, “conhecimento”. A ciência se caracteriza pela busca de conhecimento sistemático e seguro dos fenômenos do mundo. Uma forma de controle da natureza.

Nietzsche
O filósofo alemão Nietzsche:Para ele, não é natural e pacífico conhecer a natureza. O conhecimento se dá através da força e da dominação, isto é, todo conhecimento implica poder.

Adorno
Adorno disse: “o ditador trata o homem como o homem trata a natureza: ele os conhece para melhor os controlar”

Kant
Kant em seu livro Crítica da razão pura diz: “A razão , assim ,se aproxima da natureza não como um aluno que ouve tudo aquilo que o professor se decide a dizer, mas como um juiz que obriga a testemunha a responder a questões que ele mesmo formulou.”

O método Cientifico
O método científico apresenta, de modo geral, uma estrutura lógica que se manifesta nas etapas a serem percorridas para a solução de um problema.

Etapas:
Enunciado de um problema
Formulação de hipótese
Testes experimentais da hipótese
Conclusão


O mito da Ciência
O método científico como um procedimento que admite falhas e à própria indefinição do que seja a verdade.


“Não existe nenhum caminho lógico que nos conduza( às grandes leis do universo). Elas só podem ser atingidas por meio de intuições baseadas em algo semelhante a um amor intelectual pelos objetos da experiência”
EINSTEIN, Albert. Como vejo o mundo,p46

O REORDENAMENTO DO MUNDO PELA RAZAO CIENTIFICA
A autonomia da ciência começou com a revolução científica iniciada por Galileu , afastando-se da filosofia. Durante os séculos XIX e XX que algumas descobertas voltaram a revolucionar os princípios da ciência.
THOMAS KUHN
O filosofo da ciência, desenvolveu sua teorias acerca da historia da ciência entendendo-a não como um processo linear, mas como uma sucessão de paradigmas(modelo) que se confrontam entre si.
Kuhn distingue duas formas de ciência:
Normal, que se desenvolve dentro de um certo paradigma , acumulando dados e instrumentos em seu interior.
Extraordinária, que surge nos momentos de crise do paradigma, propondo um novo paradigma.

Aula sobre cultura

CARACTERISTICAS A cultura e duradora embora os indivíduos que compõem um determinado grupo desapareçam. No entanto, a cultura também se modifica conforme mudam as normas e entendimentos. CARACTERISTICAS Quase se pode dizer que cultura vive nas mentes das pessoas que a possuem.Mas as pessoas não nascem com ela; adquirem-na a medida que crescem. Suponha que um bebe húngaro recem-nascido seja adotado por uma família residente nos Estados Unidos, e que nunca digam a essa criança que ela e húngara. Ela crescera tão alheia a cultura húngara quanto qualquer outro americano. CARACTERISTICAS Assim, quando falo da antiga cultura egípcia, refiro-me a todo o conjunto de entendimentos, crenças e conhecimentos pertencentes aos antigos egípcios. Significa, por exemplo, tanto suas crenças sobre o que faz o trigo crescer,quanto sua habilidade para fazer os implementos necessários a colheita. Ou seja, suas crenças a respeito da vida e da morte. CARACTERISTICAS Quando falo de cultura, estou pensando em algo que perdurou através do tempo. Se qualquer egípcio morresse, mesmo que fosse o faraó, isso não afetaria a cultura egípcia daquele momento determinado. Breve resumo das características Adquirida pela aprendizagem, e não herdada pelos instintos; Transmitida de geração a geração, através da linguagem, nas diferentes sociedades; Criação exclusiva dos seres humanos, incluindo a produção material e não – material; Múltipla e variável, no tempo e no espaço, de sociedade para sociedade Fonte de pesquisa CONTRIM, Gilberto. fundamentos da filosofia, editora saraiva BRAIDWOOD, Robert. Homens pré- históricos. Não há cultura, mas culturas A cultura é a criação coletiva de idéias, símbolos e valores pelos quais uma sociedade define para si mesma o bom e o mau, o belo e o feio, o justo e o injusto; Não há cultura, mas culturas diferentes,e que a pluralidade de culturas e as diferentes entre elas não se devem à nação pois a idéia de nação é uma criação cultural e não a causa das diferenças culturais. Cultura e humanização A cultura é o conjunto de símbolos elaborados por um povo em determinado tempo e lugar. O homem não se define por um modelo que o antecede,por uma essência que o caracteriza. Ele se define pelo lançar-se no futuro,antecipando ,por meio de projeto,a sua aão consciente sobre o mundo.(GUSDORF) Cultura