quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O Humor uma virtude moral

HUMOR
UMA VIRTUDE MORAL
O humor : Uma virtude Moral
A palavra virtude vem do latim vir, que designa “o homem” o “varão” (daí o adjetivo viril). Virtude é poder. Portanto, o homem virtuoso nada tem de frágil; ao contrario, virtude é capacidade de ação, é potencia.Para Kant, a “virtude é forca de resolução que o homem revela na realização do seu dever”
VIRTUDE
Virtude é poder, mas poder específico. A virtude de um homem é o que o faz humano, ou antes, é o poder especifico que tem o homem de afirmar sua excelência própria, isto é, sua humanidade.

VIRTUDE
A virtude ocorre, assim, no cruzamento da hominizacão (como fato biológico) e da humanização (como exigência cultural), capacidade de agir bem.”Uma disposição adquirida de fazer o bem” (ARISTÓTELES).O bem não é para se contemplar, é para se fazer.
VIRTUDE
“Pensar as virtudes é medir a distancia que nos separa delas” (SPONVILLE). A reflexão sobre as virtudes não torna ninguém virtuoso.
VIRTUDE
HUMOR
É ridículo levar-se a sério. Não ter humor é não ter humildade, é não ter lucidez, é não ter leveza, é ser demasiado cheio de si, é estar demasiado enganado acerca de si, é ser demasiado severo ou agressivo, é quase sempre carecer, com isso, de generosidade, de doçura, de misericórdia. (SPONVILLE).
HUMOR

O humor faz parte, de pleno direito, do espírito humano.
HUMOR UMA VIRTUDE MORAL
HUMOR UMA VIRTUDE MORAL

“ Nossa própria e peculiar condição é tão ridícula quanto risível”(MONTAIGNE)
HUMOR UMA VIRTUDE MORAL
O humor aparece revestido de certo heroísmo, caracterizado como coragem de rir, e de fazer rir, diante de circunstancias que nos parecem trágicas (FREUD).
HUMOR UMA VIRTUDE MORAL
O humor é o oposto do ressentimento, essa forma de amargura ativamente cultivada por aqueles que se recusam a admitir sua própria responsabilidade em se colocar na posição de vitimas do destino (KEHL).
HUMOR UMA VIRTUDE MORAL
Humor não é resignado e sim rebelde. A atitude humorística diante da vida representa, um dos recursos que o homem desenvolveu para reagir ao sofrimento e a opressão. (FREUD).
HUMOR UMA VIRTUDE MORAL
O humor talvez seja a arma que nos encoraja a enfrentar certos riscos decorrentes das empreitadas em que nos metemos tentando transformar alguns aspectos da realidade para relacionar com o principio do prazer.

HUMOR NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO
“Humor constitui uma arma da alma na luta por sua autopreservação, criando uma Distância e permite que a pessoa se coloque acima da situação, mesmo que somente por alguns segundos” (FRANKL),a tentativa de enxergar as coisas numa perspectiva engraçada constitui um truque útil para a arte de viver.
HUMOR NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO
Na visão de FRANKL em sentido figurado, se poderia dizer que o sofrimento do ser humano é como algo em estado gasoso. Assim como determinada quantidade de gás preenche um espaço, oco sempre de modo uniforme e integral, não importado as dimensões.Desse espaço, o sofrimento ocupa toda a alma da pessoa humana, o consciente humano, seja grande o pequeno.
HUMOR NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO
O humor relativiza o tamanho do sofrimento humano, resulta, ainda que algo quase insignificante pode proporcionar a maior das alegrias. Neste momento o humor tem função primordial para concretizar esta mudança aumentando seu valor como virtude.
HUMOR E REFLEXÃO

É necessário estar com a mente, o espírito relaxado para iniciar a focalizar o que se deseja.
HUMOR E REFLEXÃO
Toda grande observação começa com uma auto-observação de sua condição: emoções, pensamentos e naturalmente isso e ridículo, logo toda reflexão em seu inicio e geradora de um sorriso natural.
HUMOR E REFLEXÃO

Toda condição geradora de reflexão é rica em contrastes.

Nenhum comentário: